quarta-feira, junho 28, 2006

Farmacogenómica

Creio que está na hora de prepararmos o seminário de 6ª Feira. O título é "Integração da farmacogenómina na decisão terapêutica: realidades e perspectivas." Mais uma vez fui ao grande New England e encontrei um artigo que me parece ser bom para nos ajudar. Ainda não o li, mas de qualquer forma aqui fica o link do NEJM.

O Relatório da Primavera

O Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS) realizou mais uma vez o Relatório de Primavera de 2006. À primeira vista, quase que parece nome de romance, mas a história é outra... A comunicação social já se encarregou de divulgar um dos assuntos mais controversos resultantes desta análise: o facto dos MNSRM estarem a ser vendidos a preços superiores nas instituições que não farmácias. Só por si, já é assunto para comentar... Mas ao ler o relatório na diagonal, deparam-se outras questões prementes, que não devem passar em branco. São elas:
- "... De acordo com a distribuição geográfica encontrada, os pedidos de registo de instalação (dos estabelecimentos comerciais para venda de MNSRM) concentram-se nos distritos mais populosos e com maior concentração de farmácias." - alguém tem noção disto? onde está o estandarte tão badalado da acessibilidade ao medicamento?
- " ...O alargamento dos locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica acarreta obrigações legais e novos desafios ao sistema de farmacovigilância com acrescidas necessidades de mais informação e de maior transparência. Porém, não encontrámos informação sistematizada sobre indicadores de desempenho do sistema
português de farmacovigilância."
- onde é que já ouvimos isto?...

- "... A insensibilidade patenteada sobre questões como a relação benefício/risco dos medicamentos, sobre a iatrogenia medicamentosa como causa de morbi-mortalidade e de acrescido consumo de recursos em saúde para além da ausência de preocupação sobre se elevadas taxas de exposição populacional aos medicamentos,
particularmente quando não sujeitos a receita médica, poderão constituir um problema de sáude pública, torna desinteressante qualquer análise sobre os valores adiantados pelo Presidente da AdC."
- a Autoridade da Concorrência (AdC) não apresentou qualquer resolução/solução para estes potenciais (quase existentes) problemas de saúde pública.


E com estas vos deixo...

Início da engrenagem...

Iniciada a engrenagem e para contextualizar os visitantes, curiosos ou comentadores, parece-me importante realizar uma pequena introdução do porquê, para além de outras, partilhamos ideias sobres "Pediatria" e "grupos". Somos o Núcleo Duro e estamos a fazer uma pós-graduação em ambiente hospitalar... Embora queiramos saltar "o poço" e colaborar para uma cada vez maior e melhor prestação de cuidados de saúde, a verdade que os Farmacêuticos continuam a ser sub-valorizados.
Mas não vamos cair...

VAI COMEÇAR A MÁ LINGUA!!!!

PODEMOS, NÃO PODEMOS??

A experiência dos grupos 5 e6 na Pediatria tem sido um espectáculo. Nunca me senti tão ignorado. Já atirámos a toalha ao chão, desistimos, pois não faz sentido continuar a ir a um serviço onde, temos que pedir por favor para nos dizerem algo. Nestas 2 semanas falámos com 2 ou 3 médicas, num universo de mais ou menos 30 (entre especialistas, internos e estudantes)!!!!!

terça-feira, junho 27, 2006

Começemos então!!!

Hoje na edição do jornal gratuito destak temos uma peça da autoria de Nuno Miguel Pereira que tem o seguinte título: "Usar o preservativo previne o cancro do útero". Tem como fundamento um artigo publicado esta semana no... "The New England Journal of Medicine", pois claro. Agora vejam o link ( http://content.nejm.org/cgi/content/full/354/25/2645 ), leiam o artigo e digam-me: onde será que já vi isto??? A conclusão do artigo é "Among newly sexually active women, consistent condom use by their partners appears to reduce the risk of cervical and vulvovaginal HPV infection", mas o nosso querido jornalista conclui que "...previne o cancro do útero". Até parece um dejá vu. De menor importância do que o exemplo dado pelo Prof. Vítor Rodrigues, é claro, mas estas situações não deixam de , AGORA, nos saltar para os olhos chamando-nos loga a atenção.

segunda-feira, junho 26, 2006

Núcleo Duro

Chegou!

Porque não nos calaremos, até que a voz nos doa!

O Núcleo Duro pretende ser um espaço livre, onde as ideias de quem circula no meio pequeno que é Farmácia podem e devem ser partilhadas.
Contamos convosco para uma revolução do conhecimento.
Porque como alguém disse... Devemos exercitar o músculo do cérebro! E da língua...