segunda-feira, outubro 22, 2007

quinta-feira, outubro 11, 2007

OMALIZUMAB!!

Omalizumab, um AcM que tem sido apresentado como um grande avanço no tratamento da asma, foi avaliado pela Prescrire. O veredicto é: "Not Acceptable". "When severe allergic asthma is anedequately controled by a steroid plus a long-acting beta-2 agonist, the addition of omalizumab seems to prevent one emergency about every 3 patient-years. in the short term there is a risk of pottentially severe anaphylactic reactions. Long-term adverse effects are unknown but may include an increased risk of cancer. We consider it imprudent to use omalizumab until additional data become available. It is better to focus on the proper use of existing treatments."

quarta-feira, outubro 10, 2007

Um novo rumo

Apesar do interregno prolongado de posts, decidiu a administração deste blog e todos os seus colaboradores numa reflexão pensada e discutida entre todos, dar um novo rumo a este nosso espaço.

O Blog surgiu no seio de um grupo de jovens farmacêuticos que se iniciou num projecto ambicioso, a primeira pós-graduação em Farmacoterapia.

Esta pós-graduação veio de algum modo revolucionar o ensino desta vertente da profissão, colmatando muitas brechas na nossa formação pré-graduada, porque integrava a matéria teórica num ambiente hospitalar real, onde tínhamos o doente á nossa frente.

Após o termino do curso, e porque parar é morrer, é nossa intenção constituir um grupo de reflexão (e porque não de trabalho!), onde possamos de alguma forma estar atentos á área do medicamento e ao seu uso racional.

O cerne da nossa reflexão/trabalho terá como objectivo a optimização da terapêutica medicamentosa, e consequentemente a promoção de mais e melhor saúde e qualidade de vida para o doente.

Para alcançar os objectivos desejados, as decisões terapêuticas devem ser suportadas por evidência científica robusta e princípios éticos, profissionais, sociais e económicos,

Será prioridade a avaliação da introdução de novas moléculas no mercado e os estudos que suportaram a sua AIM (eficácia, segurança, avaliação beneficio/risco, comparador activo),

Estaremos atentos a informações de segurança – revisão benefício-risco, retiradas do mercado,etc,

Apoiaremos a prescrição por DCI,

Objectivar a elaboração de normas de orientação clínica e protocolos terapêuticos baseados na ultima evidência cientifica disponível,

Estes são alguns dos pontos de reflexão e de trabalho que farão a linha condutora do nosso blog, e das nossas reuniões periódicas.

Será talvez um tubo de ensaio para algo mais ambicioso

Serão todos bem vindos aqueles que quiserem contribuir para este espaço de reflexão.

Um abraço a todos e mão á obra