quarta-feira, outubro 10, 2007

Um novo rumo

Apesar do interregno prolongado de posts, decidiu a administração deste blog e todos os seus colaboradores numa reflexão pensada e discutida entre todos, dar um novo rumo a este nosso espaço.

O Blog surgiu no seio de um grupo de jovens farmacêuticos que se iniciou num projecto ambicioso, a primeira pós-graduação em Farmacoterapia.

Esta pós-graduação veio de algum modo revolucionar o ensino desta vertente da profissão, colmatando muitas brechas na nossa formação pré-graduada, porque integrava a matéria teórica num ambiente hospitalar real, onde tínhamos o doente á nossa frente.

Após o termino do curso, e porque parar é morrer, é nossa intenção constituir um grupo de reflexão (e porque não de trabalho!), onde possamos de alguma forma estar atentos á área do medicamento e ao seu uso racional.

O cerne da nossa reflexão/trabalho terá como objectivo a optimização da terapêutica medicamentosa, e consequentemente a promoção de mais e melhor saúde e qualidade de vida para o doente.

Para alcançar os objectivos desejados, as decisões terapêuticas devem ser suportadas por evidência científica robusta e princípios éticos, profissionais, sociais e económicos,

Será prioridade a avaliação da introdução de novas moléculas no mercado e os estudos que suportaram a sua AIM (eficácia, segurança, avaliação beneficio/risco, comparador activo),

Estaremos atentos a informações de segurança – revisão benefício-risco, retiradas do mercado,etc,

Apoiaremos a prescrição por DCI,

Objectivar a elaboração de normas de orientação clínica e protocolos terapêuticos baseados na ultima evidência cientifica disponível,

Estes são alguns dos pontos de reflexão e de trabalho que farão a linha condutora do nosso blog, e das nossas reuniões periódicas.

Será talvez um tubo de ensaio para algo mais ambicioso

Serão todos bem vindos aqueles que quiserem contribuir para este espaço de reflexão.

Um abraço a todos e mão á obra

6 comentários:

NM disse...

Mãos à obra pessoal, vamos mostrar do que somos capazes!!!

José Leite disse...

Esperemos que no blog continue a haver de tudo... como na farmácia!...

JFP disse...

Caro rouxinol... seremos os mesmos... apenas mais técnicos.

Um abraço.

admin disse...

Que regresso tão inesperado e mesmo a calhar!

Gostava de vos chamar a atenção para a seguinte notícia que o FARMACIA.COM.PT irá publicar na próxima segunda-feira:

"vigilância"
Despedimento da directora de Farmacovigilância terá originado a paragem do serviço há já duas semanas

Está parada, há duas semanas, a vigilância sobre a segurança e as reacções adversas dos medicamentos (RAM). A notícia foi ventilada pelo semanário «Sol» e terá sido refutada pelo Infarmed, entidade nacional responsável pela farmacovigilância.

Segundo as informações avançadas por aquele semanário, o serviço terá deixado de funcionar na sequência do despedimento, em Setembro, da directora do departamento de Farmacovigilância.

O «Sol» divulga ainda que, num acto de “solidariedade” para com a directora despedida, “a maioria dos médicos que colaboravam com aquele sector decidiu demitir-se.”

A farmacovigilância é um serviço público da responsabilidade da Autoridade Nacional do Medicamento e dos Produtos de Saúde (Infarmed). No sentido de obter uma reacção do Infarmed, o farmacia.com.pt contactou fonte daquela entidade, mas a tentativa revelou-se infrutífera. No entanto, em declarações àquele jornal, o Infamed terá asseverado que “o serviço continua a funcionar normalmente.”

Esta notícia tem de ser devidamente explorada, e a verdade revelada.

Pela livre abertura de farmácias disse...

Então não se escreve?
Abraço

denunciador disse...

Aqui fica uma sugestão de leitura

http://denunciafarmaceutica.blogspot.com/