sexta-feira, novembro 24, 2006

PRESCRIRE

RELEVANT HEALTH INFORMATION FOR EMPOWERED CITIZENS

Joint declaration of HAI Europe, ISBD, AIM,BEUC, Medicines in Europe Forum

3 October 2006

"Health information is a fundamental and necessary part of healthcare. However, the development of direct to consumer advertising, of disease awareness (or "disease mongering") campaigns, "compliance programs", and direct and indirect pharmaceutical industry support of patient's organizations have blurred the the boundarries between drug promotion and health information. If patients are to be able to make informed choices about their health, there needs to be a clear distinction between information and advertising that is disguised as information."

quinta-feira, novembro 23, 2006

Fake medicines 'a growing menace'



Fake medicines 'a growing menace'

A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA E OS ENSAIOS DE SEGURANÇA!!!

Basta!!! Não podemos continuar a acreditar (fingir que acreditamos) que a IF realiza os ensaios de segurança dos seus produtos e que os pública sempre. Com o novo estatuto do medicamento, onde vigora o princípio de renovação única e por período de tempo ilimitado, os ensaios de segurança são da maior importância e na minha opinião não os deveríamos deixar nas mãos da IF. Como podemos vêr, neste artigo do nejm, a IF na maior parte das vezes só revela os estudos em que os seus produtos apresentam mais valia. Quem é que os pode censurar?? As agências de medicamentos, que deveriam ser independentes e estar ao serviço dos doentes, estão capturadas. Deveriam ser estas a promover e realizar (talvez com taxas pagas pela IF) os ensaios necessários para testar a segurança dos fármacos.

Não me parece que faça muito sentido ser-se juiz em causa própria.

quinta-feira, novembro 16, 2006

IMAGE CHALLENGE @ NEJM (Parte 2)


Answer: Minocycline was the cause of this patient's hyperpigmentation.

CRIAÇÃO DE QUADROS DE COMPETÊNCIA PARA PRESCRIÇÃO INDEPENDENTE DE FARMACÊUTICOS NO REINO UNIDO

Em 2003 no Reino Unido, foi dado um importante passo para a melhoria do acesso dos doentes ao cuidados primários e á sua medicação crónica, com a implementação da prescrição complementar por farmacêuticos e enfermeiros. Em 2005 foi implantada pela secretaria de estado da saúde britânica a prescrição independente por Farmacêuticos.

Houve então necessidade de se criarem quadros de competências bem definidos e multidisciplinares que permitem aos farmacêuticos devidamente treinados tomarem decisões terapeuticas nas suas áreas de actuação.

No mês passado (Outubro) foi elaborado um documento que define esses novos quadros de competências ( pela "Royal Pharmaceutical Society of G.B.", pela agência reguladora Britânica, pelo "Nacional Prescribing Center" e pelo "Department of Heath") adaptados á nova realidade da prescrição independente.

Este conjunto de competências são indispensáveis para que estes profissionais especializados possam actuar com a melhor efectividade possível.

Penso que vale a pena perder algum tempo a ler este documento. Interessante realidade.....talvez daqui a 20 anos em portugal

Link

sábado, novembro 11, 2006

Importação Paralela (IP) o que é isso???

quarta-feira, novembro 08, 2006

O regresso da Cloroquina!!!

Novo episódio na luta contra a malária a não perder amanhã, dia 9/11/2006, no New England Theatre of Medicine!

Com os afamados actores Plasmodium e Anopheles nos principais papéis...

segunda-feira, novembro 06, 2006

EXPORTAÇÃO DE MEDICAMENTOS!!!!

Esta exportação, que pretendo pôr à vossa consideração, não é a exportação de grandes quantidades de medicamentos fabricados nas fábricas Portuguesas e que são exportados, principalmente para os PALOP. Eu falo da exportação de medicamentos de marca (ex. Zyprexa), preferencialmente os caros, para os países da Europa do Norte (onde os preços são mais caros).

Será legítimo que alguns armazenistas e algumas (felizmente poucas, por enquanto) Farmácias desviem medicamentos, para exportação??

Será ético deixar um doente Português sem a sua medicação, para que alguns "artistas" ganhem umas massas colocando o medicamento nos países do Norte da Europa?? É bom lembrar que, por exemplo, o Zyprexa está imensas vezes esgotado. Esta situação só não é pior porque alguns armazenistas rateiam o produto.

sábado, novembro 04, 2006

2ª Edição do Curso de Pós-Graduação em Farmacoterapia

Estão abertas as inscrições para 2ª Edição do Curso de Pós-Gradução em Farmacoterapia. Visualize aqui mais informações
link @ ANF