Basta!!! Não podemos continuar a acreditar (fingir que acreditamos) que a IF realiza os ensaios de segurança dos seus produtos e que os pública sempre. Com o novo estatuto do medicamento, onde vigora o princípio de renovação única e por período de tempo ilimitado, os ensaios de segurança são da maior importância e na minha opinião não os deveríamos deixar nas mãos da IF. Como podemos vêr, neste artigo do nejm, a IF na maior parte das vezes só revela os estudos em que os seus produtos apresentam mais valia. Quem é que os pode censurar?? As agências de medicamentos, que deveriam ser independentes e estar ao serviço dos doentes, estão capturadas. Deveriam ser estas a promover e realizar (talvez com taxas pagas pela IF) os ensaios necessários para testar a segurança dos fármacos.
Não me parece que faça muito sentido ser-se juiz em causa própria.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
"A good
start would be to make a national
commitment to publicly supported
studies of drug risks so
that no company could take possession
of critical findings for its
own purposes. The results of that
research could be discussed openly
at an annual conference on the
risks and benefits of drugs. To
keep everyone’s attention focused
on medication safety, perhaps the
conference could be held every
year on September 30."
Dr. Avorn
nejm
Grande ideia!!! Talvez assim se conseguisse chamar um pouco mais de atenção para os efeitos adversos dos medicamentos.
O teu post vem em boa altura. Aproveita e lê este artigo do BMJ que compara meta-análises da Cochrane vs. IF. "And the winner is..."
Cochrane reviews compared with industry supported meta-analyses and other meta-analyses of the same drugs: systematic review
Cochrane, claro!!!
Mais uma prova de que não se pode deixar a realização dos ensaios clínicos nas mãos de quem tem interesses nos resultados dos mesmos.
A classificação dos ensaios realizados pela indústria foi de 3 (escala até 7) Vs 7 dos realizados pela Cochrane, o que diz bem da credibilidade da maioria dos ensaios realizados pela IF.
Abraços
Já providenciei o livro, li um comentário e o prefácio no site da almedina e o livro promete.
Obrigado
Enviar um comentário