quinta-feira, abril 05, 2007

Parlamentos Francês e Búlgaro rejeitaram hoje a liberalização da propriedade da Farmácia.

Eduardo Faustino:
"Participei num debate 25 de Março em Paris, no Pharmagora. A assistência eram farmacêuticos franceses, no debate participei eu, uma colega Norueguesa e dois colegas franceses e o moderador franceesO tema era Existirá uma excepção francesa?Basicamente eu apresentei a recente evolução no nosso país, quer sobre o ponto legislativo quer sobre os aspectos organizativos...Na altura trouxe uma revista com a posição dos principais candidatos às eleições presidenciais francesas sobre o tema da propriedade da farmácia ...Todos apoiam os Farmacêuticos franceses,...Só por cá que temos esta espécie de Imbeciloides governantis."

in "O Efervescente":
"Bulgária mantém propriedade exclusiva da farmácia pelo farmacêutico O governo búlgaro rejeitou uma proposta de alteração da Lei da Farmácia, que liberalizaria o sector. Caso passasse, a proposta permitiria que empresas e não farmacêuticos pudessem ser proprietários de farmácias. Esta notícia constituiu um duro golpe para a indústria farmacêutica do país, que estava na expectativa de que o processo de liberalização fosse avante, permitindo-lhe assegurar um papel mais activo no sector da farmácia. Na Bulgária, uma em cada três farmácias do país está integrada numa cadeia. Também há cadeias de farmácias independentes, bem como centrais de compras para farmacêuticos independentes. (fonte ANF)"

...

4 comentários:

Farmaceutico de Oficina disse...

Depois da oferta publica de aquisição da maioria do capital da Alliance Boots por Stefano Passina + um fundo de capital americano KKR
(já detem + de 15% do captital)

Novas movimentações se antevem a nível Europeu.

A Celesio dona da OCP considera que poderá ser alvo de uma hopa hostil por parte da Alliance Boots

A margem bruta das farmácias , Celesio foi em 2006 de cerca de 36,5% a percentagem de lucro sobre as vendas foi de cerca de 8,5%


Veja-se as movimentações que já se anteveem...


Chaînes européennes : les grandes manœuvres commencent

Celesio se prépare à une contre-OPA sur Alliance Boots, parti pour ouvrir son capital notamment à un fonds d'investissement. Celesio semble prioritairement intéressé par l'activité pharmacie de son concurrent (plus rentable que la répartition) en Norvège, en Italie, aux Pays-Bas et au Royaume-Uni. Alliance Unichem et la chaîne britannique Boots avaient fusionné en juillet 2006, affichant eux aussi leur volonté d'expansion dans la pharmacie européenne.

Pour en savoir plus, consultez Le Moniteur des pharmacies du 7 avril

Vladimiro Jorge Silva disse...

Nota: o texto que me é atribuído não é da minha autoria, mas sim retirado da newsletter da ANF.

JFP disse...

Caro Vladimiro,

queria apenas ressalvar o seu "post" n'"O Efervescente".

Um agrande abraço a todos.

JC disse...

O homem pode ser só um bacharel mas até têm pelo na venta. Pena que não o use para bem do país mas só para o melhor de alguns. Para além da questão dos medicamentos, farmácias e hospitais, o nosso bacharel têm mais uma bota para descalçar. Depois de ter prometido a vários grupos económicos e empresas que iria construir o novo aeroporto na OTA, estes implementaram as suas empresas e a sua logistica perto das áreas destinas ao novo aeroporto. Estes comprometeram-se a criar determinado numero de postos de trabalho na região que serviram para minimizar o desastre que foi a promessa eleitoral de JS de 150 000 empregos no 1º ano de mandato. Mas o que é certo é que existe uma linha contestatária transversal (desde autarcas da zona, estudos tecnico-cientififos, económicos, pareceres de peritos, etc,) que contrariam a posição do governo. Esta contestação(com a ajuda dos média) tomou proporções que ninguém do governo imaginou e neste momento não põem de parte para já outras opções.
Vamos ver para que lado vai pender o Bacharel. Provavelmente para o lado de quêm lhe dê garantias de acabar um curso a sério..