quinta-feira, outubro 19, 2006

APIFARMA - Baixa de Preços dos Medicamentos é Incompreensível e Gravosa

link @ Apifarma

6 comentários:

JC disse...

Realmente são grandes actores. Talvez tenham sucesso nalguma peça de teatro ou nos "morangos com açucar"

JFP disse...

Será que CC comprou a sua Batalha Final? Creio que não. Creio que José Sócrates está estoicamente a aguentar os seus ministros, porque sabe que quando um cair outros se seguirão qual peças de dominó...

Entretanto resta-nos trabalhar e ajudar o País Real.

NM disse...

Agora a IF, tem que fazer o papel de coitadinha. Deve ser o combinado com CC, para parecer que são prejudicados.

JFP disse...

No meu último comentário onde se lê "qual peças" deverá ler-se "quais peças".

Farmasa disse...

Ainda sobre as contas feitas num post anterior e sobre que ganha ou perde com estas medidas...

Primeiro a questão das margens. A farmácia não perde só 1.75% de margem como a TSF refere. Perde 2.88% em 2 anos. Porquê? Porque a distribuição farmacêutica, apesar de também perder margem, tem que tranferir a sua perda para a farmácia. Todos sabemos que, em virtude da elevada concorrência nesse sector (a AdC acha que não, mas também acha que a há nos telemóveis...), a distribuição está a trabalhar apenas com o desconto financeiro que IF (ainda) atribui. Toda a restante margem já estava na farmácia e, portanto, se o Estado decreta redução da sua margem, na verdade está é a decretar um 2º abaixamento de margem na farmácia.

Concluíndo: A farmácia perde em dois anos 11.64% (6%+6% sucessivos)de vendas (sem ter em conta o crescimento do mercado) e 2.88% de margem. A distribuição perde "apenas" volume de vendas, também na ordem dos 11.64%.

A IF, apesar de aumentar percentualmente a sua participação no PVP, reduz o volume de vendas em apenas 5.1%.

Todos perdem, é um facto, mas fica bem patente que é o mais prejudicado por toda esta política.
Uma farmácia média Portuguesa perde, em 2 anos qualquer coisa como 6.500€/mês de margem bruta... São 2 ou 3 funcionários! E bem pagos!

É muito lindo dizer que tudo isto é para o bem das contas públicas, mas nem isso é verdade. O que por um lado não gastam devido a estas reduções, também não vão receber por via de IRS, IRC e IVA, pois todo o sistema irá gerar uma bem menor receita fiscal.

CC está, pé ante pé, a atingir os seus objectivos: Destruir um sector que lhe provoca um ódio visceral!

JFP disse...

Seja bem-vindo farmasa. É com muito gosto que vejo o seu comentário no nosso blog. Está fantástico e espelha bem o que na realidade acontece sempre que CC mexe nos preços. Nem eu faria melhor (cof...cof...)