quinta-feira, julho 13, 2006

O que é ser farmacêutico???

Na minha faculdade aprendi que o farmacêutico era o especialista do medicamento, bla, bla, bla. Mas para mim, o que achei mais interessante foi quando referiu que o farmacêutico tambem era agente de saúde pública. o que é isso? Para que serve? Dá créditos para renovação da "carta"?? Dê exemplos práticos...

8 comentários:

JFP disse...

O guidobaldo é mesmo amigo do CC. Mas afinal o que é ser farmacêutico? Como diz CC é uma função muito nobre, mas, e há sempre um "mas", gasta-me grande parte do orçamento e...,ainda por cima, são organizados de tal forma que parecem um polvo. Será isso ser farmacêutico. Eu creio que não, obviamente. Essa é a face mais visível, aquela que, infelizmente, se revela de forma cada vez mais notória junto da sociedade.

Agora vejamos as definições que encontrei:
1ª Definição in Pequeno Dicionário da Língua Portuguesa de Cândido de Figueiredo, 9ª Edição de 1945
Farmacêutico: adj. Relativo a Farmácia. M. Aquele que exerce a farmácia, boticário (Dono de botica. Aquele que prepara medicamentos em farmácia).

2ª Definição in Dicionário Médico de L. Manuila et al, 2ª Edição de 2001
Farmacêutico: s.m. Titular de um diploma de Farmácia, habilitado para exercer a sua profissão.
Farmácia: [...]2) Local no qual são preparados e vendidos os medicamentos.

Destas duas definições com diferença temporal de 50 anos livrámo-nos da botica, porque de resto continua a profissão centrada no medicamento como mercadoria. Que fazer para mudar? E como? Queremos que o Farmacêutico seja o quê?

Falta essa definição. Falta congregar todos os farmacêuticos numa ideia colectiva. Criar um imaginário colectivo em que todos digam e saibam porque o dizem: " Eu sou Farmacêutico!"

JFP disse...

Lolitada!

Mas... e discutir o assunto?

Bem Dito disse...

Tirando o apontar a faculdade, ainda não verifiquei qq comentario ao agente de saude publica - designação que me assenta bem. Exemplo - tenho acordos com as escolas secundárias do meu concelho em que, através da uma comissão de SIDA, ofereço grauitamente preservativos e folhetos aos alunos...

Bem Dito disse...

Farmaceutico para mim é:
- aquele que mais próximo está do doente/utente, que mais tempo tem para o doente/utente, que mais disponibilidade tem para o doente/utente
- aquele que ajuda o doente, que lê as receitas e interpreta o seu estado de saúde, inclusive que articula os medicamentos anteriores com os novos prescritos
- Em suma: é uma pequena soma de psicologo, assistente social, psiquiatra, enfermeiro, médico em part-time, primo ou tio mais velho, conselheiro, advogado.
Eu acho que o farmaceutico perde mais tempo com os problemas da sua farmácia do que com os problemas do sociedade - Exemplo: até hoje ainda não percebi o porque da defesa dos genéricos, quando os mesmos são mais baratos - logo em certas cabeças, menor o lucro...

JFP disse...

Primeiro temos de definir. São utentes ou são doentes.

Segundo, se postulamos a defesa da saúde pública, temos de defender tudo o que garanta o mesmo resultado com os menores custos possíveis. Portanto defende-se os genéricos.

Terceiro e último, refiro, como já disse antes, que temos mesmo de definir o que é o Famracêutico. Continuamos apenas a pensar no farmacêutico que tem contacto com alguém que é utente(?)/doente(?). Falta-nos sempre o farmacêutico que ensina, o que fabrica, o que faz análises... O que é que os motiva? São farmacêuticos porquê? Fazer o Bem é sem dúvida parte integrante do "Ser Farmacêutico"... mas creio que falta mais qq coisa. Aliás "fazer o bem" é inerente a todas as profissões. Será medicamento o elo de ligação, o núcleo fulcral à volta do qual giramos?

Cumprimentos do vosso FF.
;)

Bem Dito disse...

Para mim será um utente que é doente.
Para mim a farmácia será um espaço de livre acesso em que sepratica saúde e bem estar. Acima de tudo procuro soluções para os meus utentes e nunca mais problemas (Ex. falta de data na receita como há pouco tempo a ANF recomendou a sua rejeição???).
Para mim, a Farmácia devia ser um espaço aberto, arejado e virado para o utente. Nunca um sito escondido, de dificil acesso e com pessoas rudes que só vêm leis e deveres nos outros.

Bem Dito disse...

Este fim de semana ffui de passeio até Figueira da Foz, e como detesto auto-estradas, fui pelas estrada nacionais... Passei por inúmeras terrinhas e vilinhas. Fiquei triste por ver farmácia encerradas a sete chaves, de estores fechados, farmácias viradas para dentro de si próprias, voltada de costas para a sua população. Não me identifico com essas farmácias. A Farmácia devia ser útil à sociedade, nem que seja a dar donativos às associações culturais e afins. Temos de sair da Farmácia. O meu exemplo pessoal: dei 29 aulas a cerca de 700 alunos das escolas básicas da minha área. Todas as crianças me reconhecem na rua e isso é gratificante (Até ao ponto de ser acusado de pedófilo??!!)

Anónimo disse...

alguem pode me responder oq é saúde para um farmacêutico???