quinta-feira, março 29, 2007

Formação da Treta - Enésimo Capítulo da Crónica a "Treta Continua..."

Vladimiro Jorge Silva said...
Estou absolutamente indignado: a reunião de apresentação do "kit de recursos humanos", que dura "entre 60 e 90 minutos" e decorrerá (decorreu?) nas instalações da ANF de Coimbra foi creditada com 2,1 CDPs!!!!!Ou seja, uma reuniãozeca sobre assuntos não técnicos vale mais de 1/3 dos créditos que os autores deste blogue receberão quando concluírem a PG em Farmacoterapia!!!! Quem for a 3 destas reuniões terá mais créditos do que quem se pós-graduar!!!!O processo de atribuição dos CDPs é absolutamente imoral e deverá merecer a maior atenção do próximo BOF. Se fosse eu o BOF, quem participasse numa reunião dessas não só não ganharia uma única décima de crédito, como ainda perderia pelo menos dois créditos por estar a desperdiçar tempo útil de trabalho em reuniões de treta!!!

8 comentários:

NM disse...

Aquele xavier mudou completamente, um homem do BE a censurar?? E eu que pensava que o pessoal de esquerda era contra a censura. LOL. Ele tb já me censurou várias vezes, qualquer opinião mais dura que seja contra o "status quo" é censurada.

É incrivel a falta de honestidade intelectual dos cromos que comentam no saudesa, só veêm em frente e nem respeitam quem pensa de forma diferente.

Farmaceutico de Oficina disse...

Pessoal só agora reparei que emigraram para aqui!

Um abraço ao Guidobaldo!

Apesar da censura prévia não deixem de ir lá ao Saúde Sa, periodicamente,

Se alguem precisar do meu e-mail o Mário Peliteiro tem-o.

Um abraço
Eduardo

Trancrevo o meu ultimo post no saude sa

Gostei particularmente da expressão o “revanchismo” atribuído à OF... Deus nos dê paciência porque, depois deste ministro ainda continuará a haver farmacêuticos, farmácias e SNS...

Digamos que estamos perante uma afirmação ao melhor nível do grande líder Roberto Mugabe... é isso!!! o nosso ministro profere afirmações e actua como uma espécie de Roberto Mugabe da Saúde. Os efeitos será a prazo ficar a falar sozinho...

Só lhe agradeço aquela do acordo porque agora a malta da Farmácia de Oficina recebe o “cacau” a 8 dias em vez dos 40.... sempre é uma ajudinha para compensar o abaixamento da facturação e da margem concomitante...

Até seria cómico se não fosse trágico!!!

NM disse...

Grande Eduardo!!

Tenho acompanhado com interesse as suas intervenções. Pode crer que eu não deixo de postar no SaudeSa (apesar de muitos dos meus posts serem censurados), vão ter que levar comigo.

Só é pena o Guidobaldo e o JFP, terem deixado de intervir no SaudeSa. Assim estamos a ir na onda deles.

Abraço a todos

JFP disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JFP disse...

Caro Eduardo Faustino,

é uma honra tê-lo por cá.

Caro Guidobaldo,

todos sabemos que o Saúde SA é um blog central em matéria de saúde. E todos também sabemos que todos os blogs são geridos com subjectividade e enviesamentos inerentes às escolhas feitas pelos seus administradores. Ora o Saúde SA não foge à regra.

O Saúde SA ao ter como princípio base a defesa do SNS como sendo e cito "a trave mestra da nossa democracia" deve, na minha opinião, aceitar divergências de opinião e aceitar o contraditório. E isso não acontece. Há até algum confundimento que parece premeditado.
O símbolo do BE na sua página deixa também, agora que se consegue ver o que está por baixo do véu, dois recados:

Primeiro:o Saúde SA é desta cor e só cá vem quem quer.

Segundo: vamos conduzir o debate da forma que planeámos sem olhar a meios.

Continuarei, no entanto, a visitar o Saúde SA na esperança de que a situação melhore.

Cumprimentos a todos.

JFP disse...

Caro Guidobaldo,

Ontem vi o programa. Com muita atenção. Vamos ver como decorrerão os próximos. Este parecia um excerto de um qualquer tempo de antena em período eleitoral. Manuel Delgado prestou vassalagem ao seu superior hierárquico e ditou, aparentemente (isto é sempre negociado previamente), o caminho do discurso de CC (digo discurso porque o contraditório foi miserável). Os outros intervenientes limitaram-se a fazer pedidos públicos para satisfazer os seus interesses próximos dando sempre algo em troca (Como o mundo é belo... está belo... e irá manter-se belo...).

Vejamos como serão os próximos e vejamos como aparece Manuel Delgado...
Será a sua rampa de lançamento?
Será que temos novo MS na forja?
Talvez para a próxima legislatura?

Certo, certo é que a máquina continua oleada... e Sócrates nisso tem mãos de ouro...

Nos próximos gostava de ver

Vladimiro Jorge Silva disse...

Sobre o Saúde SA: partilho da opinião do Guidobaldo.
Apesar de tudo, temos que compreender a origem daquela gente - Administradores Hospitalares, amigos de Administradores Hospitalares, ex-alunos de Administradores Hospitalares e todos ex-alunos de Correia de Campos, figura tutelar, de competência incontestável e sempre apontado como referência maior no sector. Pedir aos comentadores do Saúde SA para passarem para o lado dos farmacêuticos é como ir a uma missa tentar provar à audiência que Deus não existe. Mesmo que uma parte dos fiéis seja convencida e a maioria até fique com dúvidas, dificilmente se poderá esperar obter uma deserção em bloco. As coisas fazem-se aos poucos, com trabalho e persistência, avanços e recuos. Não nos podemos esquecer que uma grande parte dos AHs deve o seu lugar directamente a CC e que mesmo os que não devem têm muito a perder se afrontarem directamente o MS.
Tenho o maior respeito intelectual pelo Xavier, que está a desempenhar um papel difícil e de grande coragem, cujo anonimato há muito que deve ter sido descoberto pelo sempre atento gabinete de CC.
A vida é mesmo assim: não há heróis e todos temos os nossos limites.
Apesar de tudo, e pelo que já fez, o Xavier é, à sua maneira e dentro das circunstâncias em que se encontra, um herói que devemos respeitar. No entanto, é um herói humano, que provavelmente também tem contas para pagar no fim do mês e amizades que gosta de preservar.

praialusitana disse...

Obrigado Guidobaldo por publicar aqui o meu “post censurado”. Também concordo com muito do que aqui foi dito sobre o SaúdeSA e o Xavier, mas já temos 30 anos de democracia (!?!) e apesar disso para um farmacêutico continuar a escrever nesse blog terá que proceder como antigamente para se iludir o lápis azul dos coronéis.

Já agora aproveito para enviar em primeira mão, porque começo a achar deveras interessante este blog, o post que provavelmente virá a ser censurado amanhã no Saúde SA...


“A veia liberalizadora deste governo continua fiel ao socialismo póstumo e ao marketing político dos reality shows!

Depois de terem passado meio mandato a alterar e a tentar destruir compulsivamente o que de melhor funcionava ao nível do Sistema de Saúde – a assistência farmacêutica à população – o XVII Governo Constitucional vai finalmente começar a preocupar-se com os reais problemas do povo português no tocante à saúde, voltando-se para os hospitais.

A proposta de lei sobre a liberalização da propriedade dos hospitais do SNS, PL 6969/2007, já se encontra em fase final de preparação e será aprovada em conselho de ministros ainda antes da saída de Correia de Campos.

Segundo a PL 6969/2007:

1.º- Quem pode ser proprietário de hospitais do SNS (actualmente apenas o Estado):
a) A Sonae, grupo Mello e grupo Espírito Santo se o hospital em questão der lucro.
b) A CGD se o hospital em questão não der lucro nem prejuízo.
c) As câmaras municipais, se o hospital em questão for completamente inviável mas puder ser transformado em empresa municipal e ainda existirem boys desempregados
d) O Governo Regional da Madeira se o hospital ainda não tiver sido inaugurado
e) O Grupo Amorim se houver possibilidade de urbanizar o hospital ao estilo “Dolce Vita Hospitalaria”
f) Gasolineiras abertas 24 horas por dia
g) Gasolineiras abertas das 6h às 24h desde que o hospital não tenha serviço de urgências
h) Stanley Ho, se houver espaço para fazer uma sala de slots antes da entrada da urgência
i) A Câmara de Faro e Loulé se o hospital em questão puder ser transferido para dentro do Estádio do Algarve

2.º- Não podem deter ou exercer, directa ou indirectamente, a propriedade, a exploração ou a gestão de hospitais do SNS:
a) O Estado, por ter sido manifestamente incapaz de o fazer durante 25 anos;
b) A ANF, para não haver o risco de o hospital vir a ser bem gerido, as contas serem pagas a tempo e horas e os doentes andarem satisfeitos;
c) Associações representativas dos AH, das empresas de importação de automóveis topo de gama ou das agências de viagens, ou dos respectivos trabalhadores aparelhistas;
c) Funcionários públicos;
d) Carolina Salgado, mesmo que prove que sabe escrever;
e) Luis Arouca e Rui Verde em simultâneo no mesmo hospital;

Limites:
- Nenhuma pessoa singular ou sociedade comercial pode deter ou exercer, em simultâneo, directa ou indirectamente, a propriedade, a exploração ou a gestão de mais de quarenta hospitais. O Estado tentou e foi o que se viu.
- Para o preenchimento do limite referido no número anterior não são consideradas as concessões de SAPs nos hipermercados Modelo/Continente, na Makro, Jumbo e IKEA bem como as “Espécie de SAP” dos Intermarché e Ecomarché recentemente negociados no interior do país.

3.º- Locais de prestação de cuidados médicos ao público:
a) Pelos hospitais, nas suas instalações, ao domicílio ou em hotéis, através da Internet ou por sms, mediante cobrança das novas taxas;
b) Pelos SAPs ou “Espécie de SAP”, nas suas instalações ou na mercearia mais próxima, ao domicílio ou em hotéis, através da Internet ou por sms, mediante cobrança das taxas antigas.
c) Pelas lojas e restaurantes chineses já inspeccionados pela ASAE após compras superiores a 5 euros
Prevê-se a prestação do serviço de assistência em viagem a doentes em férias se existirem ambulâncias/maternidade disponíveis. Haverá também dispensa de medicamentos em embalagens ovo kinder chocolate após as consultas.

4.º- Dever de colaboração
a) Os hospitais colaboram com a Administração Pública, ou com o que dela restar, na formulação e na execução de uma qualquer política de saúde, designadamente nas campanhas e programas de desresponsabilização governamental face à saúde e sempre que esteja em causa promoção da saúde e a luta contra a doença, vulgo ANF.
b) Os hospitais divulgam publicamente as unidades de medicamentos dispensadas e o respectivo preço de aquisição.
c) Os hospitais vão deixar de utilizar computadores, para que a aquisição da CPCHS pela CONSISTE seja um flop e tramar a ANF.


Esta versão final aguarda apenas que José Sócrates tire a licenciatura e que Correia de Campos tire o doutoramento para ser assinada num domingo durante a final da Taça de Portugal.”


Cordiais cumprimentos aos participantes deste blog, a nossa classe farmacêutica tem aqui indubitavelmente alguns dos seus melhores elementos! :)